Visitas na maternidade: como se portar e o que levar

16 Fev. 2022 / Maternidade / Saúde / Dicas

Fonte: Lolly Baby

A chegada de um bebê é motivo de muita felicidade e deve ser celebrada não somente pelos pais, como também familiares e amigos. Porém, alguns cuidados são fundamentais na hora de visitar o bebê ainda na maternidade.

Visitas na maternidade: o que considerar?

1 - Mande uma mensagem avisando

Se você tem uma certa intimidade com a mãe, avise-a da visita na maternidade. Deixe ela ciente para que não haja surpresas. Todos sabem que a mãe esperou nove meses para a chegada do bebê e tem este momento como único em sua vida. E a mãe também sabe da importância que este momento tem para demais familiares e amigos, por isso, o primeiro passo é reconhecer seu lugar dentro dessa prioridade.

2 - Seja breve!

Ser breve é o próximo passo para visitas na maternidade. Não ultrapasse 15 minutos e visite a família em casa somente após o primeiro mês de vida por, no máximo, meia hora. 

A mãe, que passou pelo processo do parto, só deseja um pouco de paz mediante a todo esforço que fez até o nascimento do bebê. Por conta disso, recomendamos que você tenha bom senso e faça a clássica “visita de médico”, ou seja, bem rápida. 

3 - Não exagere nos cheiros

Por ser pequenininho, o bebê ainda está em plena transformação e adaptação no mundo fora do útero. Ele ainda não possui anticorpos necessários que possam combater uma alergia, por exemplo. Então, não passe perfume, desodorante ou cremes. 

4 - Não dê palpites

Tudo que as mamães que acabaram de parir não precisam é de pitacos e palpites indesejados. A menos que ela pergunte, guarde sua opinião sobre qualquer coisa que envolva a maternagem dela e filtre todos os assuntos rápidos que serão ditos nessa visita. Nunca se esqueça que não existe certo ou errado e cada mãe age de uma forma, e está tudo bem.

5 -  Acolhimento

A mãe que acabou de ter um bebê precisa de muito acolhimento. Se você vai visitá-la, não se esqueça disso! Ainda na mensagem que comunicará sua ida ao hospital, pergunte se ela precisa de alguma coisa, desde itens pessoais à alimentação. Lembre-se de empoderá-la e trazer só mensagens positivas à ela.

6 - Não leve flores!

Há alguns hospitais e maternidades que não toleram a entrada de flores por conta do alto risco de alergia e infecção que elas possam transmitir, principalmente infecções fúngicas. Vale a pena checar antes na recepção da maternidade se é aceito. Em todo caso, mesmo sabendo que é uma bela lembrança, evite levar plantas e flores.

7 - Fotos só com a aprovação dos pais!

Os bebês ainda continuam sendo o brilho nos olhos de toda família. É um momento único e deve ser sim registrado em fotografia. Mas, antes de realizar um book completo do recém-nascido e publicar nas redes sociais, peça autorização à mãe ou ao pai. Fica a dica! 

8 - Higienize as mãos para pegar o bebê

Se você seguiu à risca todas as dicas acima, não se esqueça da recomendação mais importante depois de tudo: a higienização das mãos. Sabemos que é tentador visitar o “serumaninho” mais lindo que acabou de chegar no mundo e não pegar ele no colo. Se a mãe permitir, faça questão de higienizar as mãos na frente dela para que ela se sinta mais segura. Ah… lembre-se de não beijar o recém-nascido.

Visitas na maternidade em épocas de covid-19

Como estamos numa crise sanitária mundial, é importante ressaltar que as visitas na maternidade durante toda pandemia da covid-19 estão proibidas. Algumas maternidades já frisam isso aos papais antes mesmo deles darem entrada para realizarem o parto do bebê. 

Visitas na maternidade: o que levar?

O tempo de internação da mãe e bebê é de, aproximadamente, três dias. Provavelmente ela já providenciou o enxoval para essa “hospedagem”. Mas, se você for visitá-la, pode levar uma lembrancinha que complemente essa estadia ou que seja de bom uso no futuro, como por exemplo:

Sabonetes artesanais

Fraldas tamanho M (pergunte a preferência dela)

Brinquedos ao bebê

Um livro

Frutas (consultar o hospital antes)

Pão artesanal 

Comida congelada para garantir o jantar dela quando já estiver em casa

Água de coco gelada

Roupinhas para o bebê 

Se o recém-nascido já tem um irmãozinho, se ofereça para passear com ele ou leve um brinquedo divertido. Essa atitude irá encher o coração da mãe de amor

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com as amigas e futuras mamães que estão prestes a entrar em trabalho de parto. Não se esqueça de usar a #MyLollyBlog

Até a próxima!

 

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados