Soninho do Bebê é fundamental para o seu crescimento

16 Mar. 2022 / Maternidade / Saúde / Estilo de Vida

Fonte: Lolly Brasil

Além de mamar e sujar muitas fraldas, o bebê dorme muito! Isso não quer dizer que ele é preguiçoso, muito pelo contrário, principalmente nos primeiros meses de vida, a tendência é mesmo que os bebês tenham uma rotina longa de sonecas.

Quando recém-nascidos, é fato que eles demoram um pouco para se adaptar fora do forninho. Isso custa muitas horinhas de sono e muitas mamadas. Ambos são fundamentais para o crescimento saudável desse bebê.

Quantas horas de soninho o bebê deve ter?

Alguns bebês dormem mais que os outros e isso não é uma regra, pois entendemos que cada criança tem um ritmo e organismo. É fato que a criança vive em constante mudança, principalmente no sono e que isso reflete muito o seu grau de maturidade e desenvolvimento.

No primeiro mês de vida, quando o bebê está na construção do seu ritmo biológico, a hora do soninho costuma ser de três a quatro horas, isso tanto de dia quanto à noite. E durante os dois meses seguintes, o bebê costuma dormir um período de duas horas tanto de manhã quanto à tarde. 

Só aos quatro meses de vida é que os bebês passam a dormir por um longo período à noite, ou seja, vão ficando mais em alerta durante o dia e aproveitando a noite para dormir. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP, a média de horas do sono das crianças é de:

16 a 20h - recém-nascidos até 30 dias

14 a 15h - bebês até 4 meses de vida

13 a 14h - bebês até 12 meses ou 1 ano

12 horas - bebês de 1 a 3 anos

Benefícios do soninho do bebê

Um dos benefícios do soninho do bebê está em ajudá-lo em seu desenvolvimento, pois é dormindo que acontece a maturação cerebral, a consolidação da memória e atenção, a ativação do sistema imunológico e a liberação de hormônios do crescimento.

O sono não pode ser negligenciado e tampouco interrompido, porque dormir faz parte do processo de crescimento também. O que muitos papais e mamães não sabem é que os bebês não sabem dormir de forma natural, eles precisam ser ninados e aprender com os hábitos de sono.

Como ajudar o bebê a dormir?

Para os bebês dormirem de maneira adequada, é importante, como dissemos acima, criar os hábitos de sono. A casa e a rotina da família ajudam muito no processo do soninho do bebê.

Durante o dia, por exemplo, conforme o bebê vai crescendo e se desenvolvendo, ele vai tendo percepções de como é a sua casa/morada. Por isso, não se preocupe em deixar a casa mais silenciosa ou escura. Aos poucos ele entenderá que precisa cochilar e se acostumar com os sons e ruídos vindos da rua.

Já quando a noite se aproxima e que você precise que ele tenha uma noite tranquila de sono, é importante se atentar às seguintes dicas:

1. Reduza a iluminação da casa, opte por luminárias

2. Reduza também o volume dos eletrônicos como TV, rádio e celulares

3. Crie um ritual de banho morninho com roupinha seca e fralda limpa para não precisar despertá-lo numa outra troca

4. Fale menos e, se possível, diminua o tom de voz.

5. Leia uma historinha ou cante uma musiquinha, aos poucos você e seu bebê vão criando seus próprios ritos de soninho da noite.

Não se preocupem se ele deva dormir no berço ou na cama, o importante é que tanto mamãe quanto o bebê se sintam seguros para dormir tranquilamente, afinal, uma boa noite de sono é fundamental para ambos.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe usando a #MyLollyBlog 

Até a próxima!

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados