Pets e Crianças: os benefícios dessa relação

03 Fev. 2022 / Maternidade / Alimentação / Saúde / Diversão / Festas e DIY / Estilo de Vida / Educação / Dicas

Fonte: Lolly Baby

Quem tem filho pequeno em casa sabe a paixão que eles têm com os bichinhos de estimação. É inevitável que haja uma alegria diferente na presença desses dois “serumaninhos” (pets e crianças) que enriquecem a vida de muita gente. 

Mas você sabia que a relação dos pets e crianças vai além da alegria e ganha espaço para outros benefícios que só tendem a melhorar a qualidade de vida de ambos? Pois é! Neste artigo você vai entender um pouco mais disso. 

Pets e crianças: uma explosão de fofura

Antes de mais nada, a decisão de ter um bichinho de estimação deve ser bem pensada pelos seus tutores. Afinal, animal não é brinquedo e demanda um cuidado especial. Por isso, avalie bem e entenda as responsabilidades de cuidar de um cachorrinho, gatinho ou até um periquito.

Estudos comprovam também que pessoas que convivem com os pets têm benefícios inigualáveis que afetam a saúde mental e física de quem assina o cargo de tutor das criaturinhas. Já quando há crianças que estão em pleno desenvolvimento, os benefícios aumentam, principalmente na relação cognitiva e de motricidade dos pequenos.

Benefícios de ter pets e crianças crescendo juntos

1 - Motricidade

Não é novidade que o desenvolvimento motor da criança é um requisito básico de aprendizagem humana e é aí que entra a motricidade, que, basicamente, é a expressão de um conjunto de habilidades desenvolvidas na infância.

Atos como pular, brincar, rodar, montar, desenhar, recortar fazem parte do desenvolvimento motor da criança e atingem diretamente o cérebro. Muitas dessas ações motoras atuam diretamente na percepção visual, sensorial e intelectual dos pequenos. 

E quando há um animalzinho perto, a interferência motora aumenta, uma vez que a criança terá um estímulo vivo e (muitas vezes) menor que ela. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, ter um animal de estimação nos dois primeiros anos de vida do bebê é fundamental para ele treinar sua motricidade, flexibilidade e equilíbrio.

2 - Imunidade

A preocupação de muitos pais e responsáveis em ter um animal em casa é sobre as inúmeras doenças respiratórias e alergias que a criança possa vir a desenvolver. Mas, não há nada comprovado que garanta essa afirmação, pelo contrário, as chances de fortalecimento do sistema imune dos pequenos serão maiores com a presença dos pets. 

Desmistificando: o convívio entre pets e crianças pode ser um treino para as defesas do organismo.

3 - Empatia

Outro benefício importante entre criar pets e crianças está no desenvolvimento empático que os pequeninos podem desenvolver, pois faz com que eles saibam interpretar as necessidades e sentimentos do próximo.

 

Estudos comprovam que a convivência de crianças com os peludos contribui para a inteligência emocional, reforçando habilidades de afetividade, autocontrole e socialização.

Portanto, se você tem dúvidas em ter pets e crianças crescendo juntos, se apoie nos benefícios que citamos acima e seja feliz. Não se esqueça de tirar muitas fotos para eternizar.

Gostou? Compartilhe com a #MyLollyBlog

 

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados