Pai, o poder do exemplo!

03 Ago. 2021 / Maternidade / Estilo de Vida / Dicas

Fonte: Lolly

O nascimento de um filho é com certeza um marco na vida de qualquer pessoa. Sabemos da importância da maternidade, mas é preciso falar sobre a paternidade e como a participação do pai tem influência na criação dos filhos.

 

VEJA TAMBÉM: Vacinar, sim. Um gesto de amor

 

O papel do pai vai além de dar amor, carinho e educação. As crianças em desenvolvimento são como esponjas, absorvem tudo o que veem, prestam atenção nos mínimos detalhes. Mais do que dizer o que deve ser feito, é preciso mostrar com atitudes, deste modo, a coerência é a base para educar bem seu filho.

A paternidade deve ser construída no dia a dia. Para a maioria das crianças, a figura paterna representa segurança, responsabilidade e realidade, sendo uma importante presença para o desenvolvimento emocional da criança.

Vale lembrar que o homem não nasce pai, se torna pai e esse é um processo de aprendizado que acontece a cada dia, desde a descoberta da gestação. Por isso, é importante dar a ele a oportunidade de se envolver nas tarefas cotidianas, de aprender e se redescobrir a cada dia, estabelecendo vínculos que o levem a aproveitar a paternidade da melhor maneira possível.

 

Paternidade - uma escolha de amor

Assim como a maternidade, a paternidade também é um desafio. Então, se você quer que seu filho leve os estudos a sério, respeite as pessoas ou tenha responsabilidade com suas coisas, por exemplo, o primeiro passo é você mesmo fazer isso em seu dia a dia. Os pequenos se espelham nos pais e, com certeza, seguirão seu exemplo!

 

Ser pai é aprender a cada dia

Não há dúvidas do quanto podemos aprender com nossos pequenos. Embora com simplicidade e de um jeito singular de ver e conhecer o mundo, as crianças podem nos dar grandes lições de vida. Então, permita-se aprender e se redescobrir a cada dia com essa linda experiência que é ser pai! Curta essa fase. Não existem regras que se apliquem a todas as famílias e cada criança tem seu tempo.

 

Ser pai é ser companheiro

Participe das brincadeiras, incentive, converse, ou seja, seja um pai companheiro para o seu pequeno. Isso irá fortalecer mais ainda o vínculo entre vocês, criando uma amizade para toda a vida. 

 

Para as crianças, o pai é um super-herói, é a pessoa que estará para sempre cuidando e espantando os monstros da imaginação e também da vida real. É nessa inocência infantil que se inicia a construção de um ser humano com bons sentimentos.

O tempo voa, então aproveite! Permita-se, assim, vivenciar momentos cheios de carinho, diversão, afeto, companheirismo e amor. Afinal, isso é algo que ficará para sempre na memória do pequeno e na sua também!

 

 

 

 

 

 

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados