A Importância Do Sono No Pós-Parto

28 Jan. 2021 / Maternidade / Saúde / Dicas

Fonte: Lolly

Durante a gravidez, a mulher passa por inúmeras alterações, desde as hormonais e comportamentais até as sociais. O corpo muda, a mente muda e o sono também.  A famosa frase “aproveite para dormir agora porque depois será difícil” é recorrente e muitas mães devem tê-la ouvido. Nos primeiros meses de vida do bebê, o período da noite se torna eterno, entre uma mamada e outra, além das trocas de fraldas. Por isso, é importante que nesse período a mamãe consiga dormir pelo menos duas horas contínuas por noite.

O momento da chegada do bebê e a nova rotina são mágicos e o foco acaba sendo apenas este, mas é importante, também, direcionar cuidados para a saúde e a qualidade de vida da mulher. Dormir bem é fundamental durante o puerpério. Boas horas de sono auxiliam na produção de leite e a mamãe fica mais bem-disposta.

 

Qual a importância do sono

O sono é o estado de repouso em períodos contínuos, capaz de restituir a energia de uma pessoa, o que contribui essencialmente para o bem-estar físico e mental. É no sono que hormônios essenciais são produzidos, a memória é restabelecida e, dentre outras coisas, o humor é regulado. 

Estudos mostram que, para o adulto, a média normal de sono é de 7 a 8 horas. Mas, com a chegada do recém-nascido, é muito difícil manter essa qualidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, cerca de 40% das pessoas possuem algum tipo de problema para dormir.  

 

Então, como administrar o sono com a chegada do bebê?

 

Dormir enquanto o bebê dorme

Uma excelente oportunidade é dormir enquanto o bebê dorme. Mesmo que a mamãe não consiga dormir de fato, será importante relaxar ou tirar uma pequena soneca, o que já pode auxiliá-la. Deixe este momento para descansar. O ritmo das mamadas irá se regularizando aos poucos.

 

Alimentação

Alimentar-se de forma saudável faz toda a diferença. Aposte em refeições leves, principalmente na hora do jantar, mas sempre contendo todos os nutrientes necessários e que saciem a fome. Alimentos muito pesados podem interferir na qualidade do sono.

 

Encontre posições confortáveis para amamentar

Certifique-se de que seu bebê está seguro e aproveite as mamadas para relaxar também. Uma posição confortável permite que seus músculos relaxem. Uma almofada própria para amamentação costuma ser muito útil, pois diminui a força que você precisa fazer com os braços e este momento, além de prazeroso, permite ter alguns minutos de relaxamento.

 

Crie um ambiente de descanso 

Aproveite o momento em que o bebê não está no colo para descansar. Enquanto ele está confortável no berço ou no carrinho, fique longe da televisão, luzes acesas e até mesmo do celular. É um tempinho para descansar. Mesmo que seja durante 10 minutos, esse tempo é precioso para relaxar.

 

Estas são algumas dicas fundamentais para regularizar o sono e também para manter a qualidade de vida. Independentemente das horas dormidas, o essencial é descansar o corpo e a mente.

 

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