O Envolvimento Da Família Na Educação Dos Filhos

24 Mar. 2021 / Educação / Dicas

Fonte: Lolly

Família e escola devem estar sempre juntas para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e pessoal. Ainda mais neste período de aulas on-line, a participação da família nas atividades é mais que necessária. 

Entrar no mundo da criança, escutar, prestigiar, discutir, valorizar, faz com que ela se sinta motivada. Quanto mais os pais se mostrarem interessados, mais chances ela tem de desenvolver habilidades sociais positivas e demonstrar um comportamento cooperativo.

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

Espaço reservado - Deixe um cantinho da casa para o estudo, de preferência no quarto da criança. Incentive-a a organizar esse espaço para que fique confortável e para que ela sinta prazer nesta tarefa.

Estabeleça horários - Ensinar a criança a administrar o seu tempo e os limites é fundamental para desenvolver a disciplina. 

Evite as distrações - Limitar o acesso à música e outros equipamentos eletrônicos que podem distrair a criança é fundamental para a concentração.

Acompanhe o aprendizado - Quando a família está reunida, perguntar o que a criança aprendeu é uma excelente forma de verificar se ela absorveu os conteúdos.

Estimule a leitura - Incentivar a leitura precoce é essencial para que ela se interesse pelos livros e construa uma relação com a leitura futuramente. Para as crianças maiores, o estímulo à leitura enriquece o vocabulário, desenvolve o senso crítico e imaginário, além de contribuir para o aprendizado de novas culturas.

 

Atenção e cuidado

Não é somente a educação escolar que a criança precisa. Mais do que isso, independentemente da idade, ela precisa estar conectada com os familiares. Isso a faz se sentir segura e com a autoestima elevada.

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados