Amamentação: Quais As Diferentes Posições Para Amamentar Seu Bebê

30 Abr. 2021 / Maternidade / Diversão / Dicas

Fonte: Lolly

Amamentar requer prática, coordenação e paciência. Uma dúvida frequente é sobre qual é a melhor posição. Existem algumas possibilidades e a melhor é aquela que for mais confortável para você e seu bebê. 

A amamentação deve ser prazerosa para os dois. A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. Quando ele pega bem o peito, o queixo encosta na mama, os lábios ficam virados para fora, o nariz fica livre. O ideal é que a pega seja a correta para não ocasionar fissuras nos mamilos e para que a sucção seja adequada.

Confira a seguir algumas posições e dicas para facilitar a amamentação:

 

Posição tradicional

Nesta posição, o bebê tem o apoio do braço que está do mesmo lado que o peito usado para amamentar. A dica é se sentar em uma poltrona confortável e manter a coluna reta para poder pegar seu bebê de modo que cabeça dele fique confortavelmente apoiada na dobra do seu cotovelo, com o rosto virado para a mama. Verifique se a cabecinha dele está alinhada com o resto do corpo, mantendo a coluna reta. Coloque um travesseiro no colo, entre as suas pernas e o corpo do bebê para ficar mais aconchegante. 

 

Mãe e bebê deitados

É uma posição confortável que também facilita se afastar do bebê sem acordá-lo, caso ele pegue no sono. Deite de lado com um travesseiro embaixo da cabeça e outro entre os joelhos dobrados, se quiser, para manter as costas e o quadril retos. Coloque o bebê de frente para você e aproxime-o, permitindo que a cabecinha vá um pouco para trás a fim de que ele consiga abrir bastante a boca. Apoie sua cabeça no seu próprio braço.

 

Posição invertida

Nesta posição, o bebê fica embaixo do braço. Com o cotovelo dobrado, segure o bebê ao seu lado, embaixo do braço, e apoie a cabeça dele com a mão aberta, colocando o seu rostinho em direção ao seio. As costas do bebê ficarão sobre seu antebraço. Com a outra mão, apoie a mama, fazendo um “c” com seus dedos. Essa é uma boa posição para amamentar os bebês prematuros.

 

Deitada de lado

Deite em uma posição confortável de lado e coloque o rosto do bebê de frente para seu peito, apoiando seu corpo com o braço e elevando ligeiramente sua cabecinha. Use a outra mão para levar o mamilo até a boca do bebê. Logo após ele pegar o peito, você pode usar um braço para apoiar a si mesma e o outro para apoiar o bebê.

 

Posição para amamentação de gêmeos

Se você quiser amamentar ao mesmo tempo, pode adotar a posição invertida, só que com os bebês apoiados nos braços.

 

Bebê de cavalinho

A posição cavalinho, quando dá certo, vira a preferida de muita gente. Segure bem o bebê com as pernas dele abertas, passando por cima de uma das suas coxas, do lado do seio em que você vai dar de mamar, de forma que a cabeça dele fique alinhada com seu peito. A cabeça do bebê vai naturalmente para trás quando ele pega o mamilo. Mantenha a cabecinha sempre apoiada e os braços em volta do bebê o tempo todo.

Essa posição é ideal para bebês com refluxo já que engolir o leite em posição mais ereta costuma ser melhor para a digestão deles. Também é recomendada para mulheres que produzem muito leite, porque o bebê consegue controlar melhor o fluxo e, assim, engasga menos.  

 

Mãe reclinada

Deite-se ou sente-se em uma posição semirreclinada. Sua cabeça e ombros devem estar bem apoiados. Coloque o bebê de frente para você, apoiado na sua barriga e com os bracinhos em volta dos seios. A própria gravidade contribui para manter o bebê na posição correta e ajuda a aprofundar a pega.

 

Varie as posições e relaxe

Teste diferentes posições de amamentar até encontrar as suas favoritas. Respire fundo algumas vezes, feche os olhos, busque pensamentos tranquilos e curta esse momento especial. Mantenha um copo ou garrafinha de água por perto para beber enquanto amamenta – estar bem hidratada ajuda na produção de leite.

 

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados