Dicas Para Evitar Acidentes Domésticos Com Crianças Em Casa

05 Jul. 2021 / Maternidade / Estilo de Vida / Dicas

Fonte: Lolly

Os acidentes domésticos são muito frequentes mesmo com a supervisão de um adulto. Com o isolamento social, muitas famílias tiveram que se adaptar a trabalhar no formato home office, intercalando com os cuidados às crianças. Mas não é fácil conciliar essas tarefas. As crianças são curiosas e criativas e ficam expostas ao perigo por mais simples que seja a brincadeira. Já os bebês que estão em fase de desenvolvimento querem mexer em tudo e também estão vulneráveis aos acidentes domésticos. É nesse período que os cuidados precisam ser redobrados. 

Acidentes como queimaduras, sufocação, quedas, intoxicação e afogamento são os mais comuns com crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, o acidente doméstico é a principal causa de mortalidade na faixa etária de 1 a 14 anos.

Sabemos que numa pequena distração os acidentes acontecem, mas algumas dicas e precauções são muito importantes para mantermos as crianças mais seguras.

Cozinha

Entre as recomendações, estão dicas de proteção para o uso da cozinha, um local que desperta a curiosidade, principalmente das crianças maiores, mas que oferece perigo.

Recomenda-se que as crianças não transitem na cozinha quando o fogão estiver sendo usado. Cabos de panelas devem ficar virados para dentro do fogão. Objetos cortantes, alimentos quentes e produtos considerados químicos devem ser deixados fora do alcance dos pequenos.

Janelas e sacadas

Para quem mora em apartamento é importante instalar grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos. Não deixe cadeiras, camas e bancos perto de janelas, pois as crianças podem escalar e se debruçar.Amesmaatenção deve ser dada a móveis baixos, como estantes e armários, que podem cair sobre as crianças. 

Pisos e tapetes 

Cuidado com o piso. Evite encerar ou lavar quando as crianças estiverem por perto. Os tapetes podem ocasionar tropeços, pois as crianças podem enroscar os pés. Prefira tapetes antiderrapantes para evitar escorregões. Quedas causadas por tropeções, pisadas em falso ou desequilíbrio sãocomuns, mas não menos perigosas. 

Brincadeira com água ou na hora do banho

As crianças adoram brincadeiras com água, principalmente em dias mais quentes. Portanto, muito cuidado com água em baldes e tanques, até mesmo no momento do banho. Para uma criança se afogar basta 2,5 cm de profundidade de água. Além disso, ao preparar o banho, verifique a temperatura da água da banheira com a parte interna do cotovelo para nãocausar queimaduras na pele.

Remédios e produtos de limpeza

Nunca deixe remédios ao alcance das crianças. Evite colocar produtos de limpeza em embalagens de alimentos e refrigerantese sempre mantenhaem locais altose de difícil acesso para os pequenos.

Tomadas e portas

Proteja as tomadas com protetores específicos.Comoelas ficam ao alcance das crianças, é muitoimportante orientar o seu filho a nãocolocar o dedo nelas e mantê-lascom proteção para evitar choques elétricos e queimaduras que podem ser graves. Protetores nas portas também não necessários, evitando que a criança prenda a mão ou os dedos. 

A Lolly possui uma excelente opção para evitar esses acidentes, principalmente os causados por quinas, tomada, gavetas e portas. O Kit Casa Segura contém itens essenciais para a segurança das crianças dentro de casa, como travas multiuso, para-porta, protetores de tomada e protetores de quina. Esses itens vêm em uma caixa organizadora multiuso que traz mais praticidade para o dia a dia. 

Primeiros socorros

Mesmo com todas as dicas preventivas e o cuidado dos pais, é possível que acidentes ocorram. É importante se atentar para as emergências e buscar por atendimento em casos de engasgos, asfixia, queimaduras, intoxicação, escoriações, fraturas, hemorragias, desmaios, convulsões, ataques por animais peçonhentos e choque elétrico.

 

Com esses cuidados é possível conciliar as tarefas do dia a dia e do trabalho e ainda manter as crianças entretidas e longe dos perigos domésticos. 

 

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados