A Importância De Cuidar Das Mamas Na Gestação E Durante A Amamentação

17 Mai. 2021 / Maternidade / Saúde / Dicas

Fonte: Lolly

A gestação é uma fase de intensas mudanças hormonais, que influenciam diretamente as mamas. Os seios continuam passando por alterações também após o parto e durante o período de amamentação. 

Durante a gestação, a aréola do peito já se modifica para receber a boca do bebê. Ela fica mais escura, um pouco mais grossa e menos sensível. Para ajudar, a mamãe pode tomar sol na região durante 15 minutos por dia, evitando o sol das 10h da manhã até as 16h.

Durante o banho, é recomendado utilizar uma bucha macia e passar suavemente nos mamilos para que a região fique menos sensível. Continue o processo com uma toalha de banho. Lembrando que você deve utilizar um sabonete neutro e enxaguar com bastante água. Além disso, o sutiã deve sustentar bem as mamas. Dê preferência aos modelos de algodão e com as alças mais largas, que são mais confortáveis.

De acordo com especialistas, durante o período em que estiver amamentando, não é aconselhável utilizar nenhum produto para limpar ou hidratar as mamas, principalmente na região das aréolas, onde o bebê abocanha. Além disso, o próprio leite materno tem propriedades que hidratam naturalmente o mamilo.

 

Mamas empedradas

Muitas mulheres se queixam de mamas empedradas. Para aliviar, a dica é fazer compressas que devem ser de água fria, nunca quente.

 

 Certifique-se da pega correta

Muitas queixas, como rachaduras e empedramento mamário, são ocasionadas por pega inadequada do bebê.  A boca do bebê deve ficar bem aberta e abocanhar praticamente toda a aréola. Se ele segurar somente pelo bico, pode machucar e ainda apresentar dificuldades na sucção.

O ato de sucção do bebê aliviará na mãe o desconforto dos seios cheios e pesados, além de estimular a secreção de um hormônio chamado prolactina, que é responsável pela produção de leite. A amamentação, reduz os riscos de câncer de mama, ovários e útero e protege a mulher contra a osteoporose, lembrando que havendo qualquer alteração ou desconforto, a mãe deve procure um profissional de saúde para mais esclarecimentos 

 

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados