A Importância De Estimular A Coordenação Motora Fina Nas Crianças

05 Jul. 2021 / Maternidade / Saúde / Dicas

Fonte: Lolly

A coordenação motora fina envolve movimentos mais delicados e específicos como pinçar, segurar, transpor o objeto de uma mão para outra, agarrar uma bola, cortar, colar, escrever, desenhar, pintar, bater palma. Envolve ainda os músculos relacionados à boca e aos olhos. Por isso, quanto mais cedo a criança é estimulada, maior a precisão com que todas essas atividades serão feitas e o seu desenvolvimento em diferentes aspectos, desde o social e motor até o intelectual.

Nos primeiros dias de vida, a criança já adquire a coordenação fina por meio de pequenos movimentos como abrir e fechar as mãos. Brincar com o bebê é estimular os seus sentidos por meio de atividades que podem ser realizadas com a participação de toda a família.  

Os recém-nascidos e pequenos bebês movem junto as mãos e os braços, como se fossem um só. Com o passar do tempo, eles ganham controle sobre mãos e braços que passam a se movimentar separadamente. Uma boa opção para estimular esses movimentos são os mordedores que a Lolly oferece, com diversas cores e formatos, pois, ao levar o mordedor à boca, a coordenação motora fina é estimulada. Eles ainda ajudam a aliviar o incômodo na gengiva do bebê devido ao nascimento dos dentinhos. De forma lúdica, fácil e divertida, algumas brincadeiras e movimentos ajudam no desenvolvimento da criança de acordo com a idade.

 

Blocos de encaixe 

Esse jogo é para encaixar as peças nos pinos, sem ultrapassar a base pelo fato das peças não serem iguais, desenvolvendo assim concentração, raciocínio lógico e percepção visual.

 

Brincadeiras com músicas

O ritmo é muito importante para a coordenação. Explore no dia a dia: dance, bata palmas e incentive a criança a repetir o movimento. Bater palmas é um ótimo exercício. Intercale músicas mais lentas com outras agitadas para que ela vá aprendendo a diferença do ritmo. 

 

Para os maiorzinhos...

Pintura a dedo

Ofereça tintas de cores diversas e incentive a pintura com os dedos e com as mãos, fazendo contornos e preenchimentos de formas geométricas, letras e números.

 

Livro sensorial

O livro sensorial é um ótimo brinquedo para estimular a coordenação motora fina das crianças. Ele contém várias atividades, como amarrar cadarço, abrir botão, puxar fita, entre outros. O mais interessante é que o livro pode ser utilizado para diversas faixas etárias. Dessa forma, as atividades são construídas de acordo com a fase de aprendizado de cada criança.

 

Massinha

A massinha é outra atividade que não pode faltar da nossa lista. Além de estimular a coordenação motora fina das crianças, ela aumenta a concentração e criatividade dos pequenos.

 

Separando grãos

Nessa atividade, você vai precisar misturar alguns grãos em um pote grande, podendo ser milho, feijão e grão de bico. Depois, peça para a criança separar esses grãos. Dê a ela um pote para cada tipo de grão.

 

Faça as atividades por etapas e deixe a criança explorar cada uma delas. Crie jogos com materiais do dia a dia e estimule-a a gostar de brincar. Dessa maneira o aprendizado será muito mais prazeroso.

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados