Como escolher a primeira escola do seu filho

03 Fev. 2022 / Maternidade / Alimentação / Saúde / Diversão / Festas e DIY / Estilo de Vida / Educação / Dicas

Fonte: Lolly Baby

Uma missão não tão fácil para papais e mamães é o momento de escolher a primeira escola para seus filhos. Muitos deles ainda são bebês e estão em plena formação de personalidade e a dúvida bate em todos os aspectos, não é mesmo?

Antes de tudo, recomendamos muita calma! A escolha deve ser bem pensada, afinal, a primeira infância é primordial e será a base para toda a vida do seu rebento. 

Dentre as avaliações, é importante você se perguntar qual o tipo de educação quer para o seu filho e elencar pontos que considera relevantes para o desenvolvimento dele como ser humano. Nessa fase da primeira infância - do zero aos seis anos -, a criança tem um desenvolvimento muito acelerado e precisa de uma estrutura que ofereça um suporte para esse salto.

Estudos comprovam que os dois primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento emocional e cognitivo do ser humano, e é esse período que determina uma enorme capacidade de absorção do entorno, ou seja, do ambiente que vive. 

Vale salientar que nessa fase há também um cuidado quanto a traumas, uma vez que a criança é uma esponjinha e capta todos os estímulos através de sentidos como visão, audição e tato (sensoriais). Mas o que isso tem a ver com a escolha da primeira escola do seu filho? Muita coisa, pois a escola deve compreender e seguir com cuidados perante a fase inicial da criança. 

6 dicas para escolher a primeira escola das crianças

1 - Projeto Político Pedagógico (PPP)

Atualmente, existem inúmeros métodos de ensino, cada um com uma linha pedagógica diferente. Há escolas construtivistas, tradicionais, montessorianas, waldorf etc. Essa é uma dica que determinará a sua escolha dentro do que você pensa sobre educação. 

2 - Rotina da escola

Assim que você escolher o método de ensino que mais se assemelha ao que você quer para o seu filho, é importante avaliar a rotina da escola. Faça uma visita para conhecer o processo de aprendizagem e veja se a coordenação está alinhada aos educadores, afinal, eles serão a linha de frente e as pessoas que irão acolher seu filho.

3 - Cuidados básicos e infraestrutura

Alguns cuidados básicos devem ser considerados na hora de escolher a primeira escola do seu pequeno. Confira a higiene local, higienização de brinquedos, climatização do ambiente, rede de esgoto e água potável e a segurança da instituição. 

Vale a pena observar, também, os procedimentos que os colaboradores da escolinha fazem no manuseio da alimentação oferecida ao seu filho, até porque muitos pais precisam deixar a criança em tempo integral e ela necessitará de cuidados alimentares. 

Nesta etapa, observe se há um cardápio nutricional no preparo do lanche oferecido. 

4 - Socialização e atividades lúdicas

As atividades lúdicas fazem parte do desenvolvimento da criança. Além de colaborarem com o imaginário delas, fazem parte da construção social, ou seja, como elas viverão em sociedade. Por isso, a socialização e interação com outras pessoas da mesma idade é primordial. Avalie se a escola investe no brincar, pintar, pular, correr e em brincadeiras que valorizam o universo lúdico.

5 - Área verde

Criança precisa de um espaço aberto e arejado para explorar, isso é fato. Portanto, na hora de escolher a primeira escolinha do seu filho, verifique se ela terá contato com a terra, horta, grama de verdade e até tanque de areia. Mesmo com todo um mundo tecnológico esperando as crianças lá fora, é de suma importância que elas tenham contato direto com a natureza e ao ar livre para obterem percepções diferentes de existência.

6 - Localização e valores

A localização também faz parte da listinha dos papais e mamães, afinal, a escola deve estar próxima do trabalho e da residência da família. Mas nem sempre a escolinha mais perto é a mais em conta, por isso, colocamos a opção de valores para você analisar. Afinal, tem que ficar bom para todo mundo: crianças (principalmente) e o bolso dos pais. 

Gostou? Compartilhe usando a #MyLollyBlog

 

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados