As causas e dicas do que fazer para evitar a temida flacidez pós-parto

25 Out. 2021 / Maternidade / Saúde / Dicas

Fonte: Lolly

A gravidez é motivo de muita alegria e emoção para as mulheres, mas com ela também vêm as alterações hormonais e as mudanças no corpo. Como a barriga cresce para acomodar o bebê, é normal que a pele e os músculos passem por um estiramento. Isso ocorre após o ganho de peso e o aumento do volume corporal. Após o nascimento do bebê, o corpo retorna aos poucos ao que era antes. Mas, existem casos em que a pele segue repuxada em regiões como a barriga. Essa é a conhecida flacidez pós-parto.

Esse efeito, além de causar desconforto, pode afetar muito a autoestima feminina. Apesar de essa situação ser natural devido à gestação, normalmente está relacionada aos maus hábitos durante a gravidez. Mas é possível evitar esses efeitos adotando hábitos saudáveis.

Hidratação da pele

Hidratar a pele é muito importante para que a flacidez não seja tão agressiva. O efeito “sanfona” e o rápido emagrecimento causam danos ao colágeno, aumentando a distensão da pele. Para isso, utilize cremes hidratantes e óleos recomendados pelo seu médico e que sejam compatíveis com sua pele.  Evite banhos quentes e o uso de buchas em excesso que eliminam a oleosidade natural da derme. 

 A ingestão de líquido também faz parte dessa hidratação e contribui para uma pele sedosa e saudável.

Alimentação

O recomendado é excluir do cardápio excessos de produtos industrializados e açucarados.  O ideal é adotar uma alimentação rica em proteínas, frutas, verduras e legumes que fortaleça a elasticidade da pele.

Prática de exercícios físicos

Depois de um parto normal, a prática de exercícios físicos estará liberada a partir de 2 ou 3 semanas. No caso de uma cesárea, de 4 a 6 semanas. É importante lembrar que esforços abdominais devem ser evitados por mulheres que passaram por cesáreas. De início, apenas empurrar o carrinho do bebê em passeios já é de grande ajuda. Depois, já será possível partir para uma esteira ou bicicleta ergométrica, de acordo com as recomendações médicas.

Lembre-se de que a exposição solar é prejudicial e contribui para o envelhecimento precoce da pele, portanto, caminhar ou praticar exercícios ao ar livre deve ocorrer antes das 10h e após as 16h.

Tratamentos estéticos

Se precisar, tratamentos como a drenagem linfática podem ajudar muito. A drenagem estimula a circulação reduzindo a retenção de líquidos, bem como diminui o inchaço, principalmente do abdômen. Existem ainda outros tratamentos estéticos mais específicos que podem ser aplicados no caso de as estrias incomodarem muito. A aparência da pele já deve melhorar, apesar de não eliminar completamente as linhas.

O importante é sempre buscar a orientação de um médico. Há muitos profissionais preparados e capacitados para guiarem neste processo. Lembre-se de que não existem procedimentos ou receitas mágicas. Mesmo que boa parte das alterações ocorridas durante a gravidez sejam agressivas, o corpo ainda está perfeitamente preparado para retornar ao que era antes. Com tempo e paciência, é possível introduzir uma nova rotina de cuidados e recuperar a forma sem muita dificuldade.

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados