Atividade Física Na Primeira Infância

02 Fev. 2021 / Saúde / Estilo de Vida / Dicas

Fonte: Lolly

A prática de atividades físicas é essencial em qualquer fase da vida. Os adultos buscam alternativas esportivas para melhorar a qualidade de vida, mas os exercícios físicos também são muito importantes para as crianças em seu desenvolvimento físico, cognitivo e social, além de trazerem benefícios para a sua saúde mental. Desde o primeiro ano de vida, a criança deve ser estimulada a fazer atividades físicas recreativas diariamente, de preferência ao ar livre.

Logo nos primeiros meses de vida, a criança já é estimulada a engatinhar, manipular objetos diferenciados, segurar, puxar e levantar. Ao longo do seu crescimento, brincadeiras como pega-pega, pular amarelinha, pedalar, jogar bola e corda são algumas das escolhas para as quais as crianças podem ser direcionadas.

 

A natação, por exemplo, é um esporte indicado para bebês que ainda não sabem andar. Além de auxiliar no tratamento de alergias respiratórias, a atividade aquática aumenta a imunidade, a capacidade respiratória, fortalece o sistema de defesa e melhora a circulação sanguínea, entre outros benefícios.

 

Os exercícios físicos não ajudam apenas a fortalecer os ossos e músculos. Eles também melhoram o condicionamento físico das crianças, promovendo flexibilidade e estabilidade. Além disso, as crianças ativas apresentam habilidades motoras mais desenvolvidas, dominando mais cedo tarefas básicas, como se alimentar, amarrar cadarços e escrever.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ao menos 60 minutos diários, não necessariamente contínuos, de atividade física de intensidade moderada. A diversidade de atividades vai garantir aos pequenos uma base de proteção para lesões precoces, ajudará na coordenação motora, no controle de peso e ainda aumentará as chances de eles terem um futuro mais ativo. Ela também pode garantir uma maior adesão à prática regular de atividades físicas na idade adulta.

 

 

Os benefícios da atividade física

• Estimula o Crescimento e Desenvolvimento;

• Melhora a Postura e o Equilíbrio;

• Fortalece Ossos, Músculos e Articulações;

• Promove o Domínio do Corpo;

• Eleva a Autoestima;

• Incentiva a Socialização;

• Promove a Saúde;

• Minimiza a Obesidade e a Depressão;

• Minimiza Doenças relacionadas ao Sedentarismo;

 

Os esportes, assim como os bons hábitos de alimentação, são aliados da saúde. Adotando uma atitude correta em relação à atividade física, a vida da criança fica mais saudável e feliz. Sempre converse com um profissional de saúde ou com o pediatra de sua confiança para orientações sobre qual atividade é mais adequada para seu filho e para informações complementares.

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados