Atividade Física Durante A Gravidez

17 Mar. 2021 / Maternidade / Saúde / Dicas

Fonte: Lolly

A prática de atividade física é essencial em qualquer idade. Além de trazer benefícios, é uma ótima alternativa para aumentar a vitalidade e levantar a autoestima, principalmente nas grávidas. Os exercícios físicos durante a gravidez devem ser relaxantes e leves, respeitando as limitações de cada mulher. Os especialistas recomendam de 20 a 30 minutos diários de atividades físicas de intensidade moderada para mulheres com gestações sem complicações, incluindo aquelas acima do peso e as que não costumam se exercitar regularmente.

Para musculação ou atividades de maior intensidade, é preciso ter uma recomendação médica, por isso é fundamental passar por uma avaliação e, assim, identificar qual atividade é a mais adequada.

Dentre as atividades mais recomendadas, estão a caminhada, hidroginástica, natação, ioga e exercícios de alongamento. Esses exercícios são benéficos para a mãe e para o bebê, melhoram o sistema cardiovascular e ajudam a controlar o ganho de peso. Além disso, as atividades físicas podem ainda ajudar a mulher a se manter saudável e evitar a diabetes gestacional. 

A dança é outra atividade que pode ser praticada por gestantes. Além de relaxar, ajuda a amenizar o inchaço que atinge principalmente os membros inferiores e controla a pressão arterial. Outras vantagens são a diminuição da ansiedade, o aumento da autoestima e a interação com outras mulheres.

 

Benefícios dos exercícios físicos 

• Reduz lombalgia;

• Reduz a constipação intestinal;

• Pode reduzir o risco de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e parto cesáreo;

• Promove um ganho de peso saudável durante a gestação;

• Ajuda na perda de peso após o nascimento do bebê.

 

Dicas para os exercícios 

A hidratação é essencial. Beba bastante água antes, durante e depois do treino. Procure atividades em horários mais frescos e sem exposição solar. Nesse período, os seios tendem a ficar doloridos, por isso aposte em um sutiã esportivo que dê maior proteção e sustentação. 

O uso de roupas mais largas é o mais indicado. Para as mulheres que gostam de caminhada, o uso de cinta pode reduzir o desconforto durante essa atividade. Invista em atividades que movimentem o corpo todo. Permanecer imóvel por um longo período faz com que o sangue se acumule nas pernas e nos pés, o que pode provocar inchaços. 

 

A prática de atividade física orientada por um preparador físico e realizada corretamente durante a gravidez, respeitando as limitações da mulher, traz mais benefícios que malefícios, tanto para a mãe quanto para o bebê.

 

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados