Amamentar: um laço que une mãe e filho

24 Ago. 2021 / Maternidade / Alimentação / Saúde / Dicas

Fonte: Lolly

A amamentação é um dos momentos mais esperados pelas mamães, mas também um dos mais temidos. Dúvidas de como será a pega do bebê, se terá leite e se conseguirá amamentar assombram muitas mães, principalmente as de primeira viagem. Afinal, o leite materno é o alimento fundamental para o bebê: 100% completo e com inúmeros benefícios.

O leite humano é o único alimento que possui proteção imunológica, garantindo, assim, o crescimento e o desenvolvimento do bebê durante os primeiros dois anos de vida. Além do criança, a mãe também se beneficia no processo de amamentação: amamentar estimula a liberação de ocitocina, o “hormônio do amor”, que ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal de antes da gravidez. Outra vantagem, segundo pesquisas, é que a amamentação pode diminuir o risco de desenvolvimento do câncer de mama, câncer de ovário e diabetes tipo 2. O leite materno é conveniente, não requer preparação e está sempre disponível.

Considerado essencial para o recém-nascido, o colostro começa a ser produzido nas últimas semanas da gravidez e será o primeiro alimento que o bebê vai tomar do 1° ao 7° dia de vida. Depois, a mama começa a produzir “leite maduro”, que é rico em água, proteínas, gorduras essenciais e proteção imunológica.

Especialistas recomendam que o aleitamento materno seja exclusivo nos primeiros seis meses de vida, pois os anticorpos presentes no leite humano estimulam a relação entre mãe e filho, previnem futuras doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão, alergias, diarreias e complicações que podem levar à mortalidade infantil, além de aumentar o QI – em comparação com bebês que não foram amamentados no peito.

Aproveite esse momento especial, que estreita os laços afetivos entre mãe e filho, e que passa muito rápido. E lembre-se sempre de consultar um especialista ou um profissional de saúde para mais informações.

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados