Abrace a equidade!

06 Abr. 2022 / Maternidade / Estilo de Vida / Educação

Fonte: Lolly Brasil

Segundo o dicionário, equidade significa equidade, justiça e igualdade de direitos. Abrimos este artigo traçando a definição da palavra para que possamos ampliar o debate em torno dela, pois sabemos que o mundo é plural e cada ser é único e deve, por direito, ser respeitado.

 

Sabemos que, em nosso país, existe muita desigualdade, pois nem todos têm acesso às mesmas condições sociais, econômicas, políticas e jurídicas. Mas, precisamos levantar essa questão, pois, enquanto pais e responsáveis de crianças, temos uma missão a longo prazo: educar nossos filhos e filhas no respeito e equidade para todos.

 

Tratar de conceitos que envolvem a equidade é, na verdade, falar sobre princípio de justiça e de todos os pilares de uma sociedade democrática.

 

Por isso, dentro do contexto de equidade, exploramos outros temas como diversidade, inclusão e igualdade. Todos estes temas devem estar presentes não apenas dentro de casa, como em ambientes corporativos, escolares e sociais. 

O que é equidade?

Diferente de igualdade, a equidade entende que não somos todos iguais e que isso precisa ser ajustado, ou seja, o primeiro passo é reconhecer que não começamos do mesmo lugar e precisamos ajudar quem está em desvantagem.

 

Isso significa:



·       Dar acesso a todos na mesma intensidade;

·       Avaliar os pontos individuais de cada um para poder suprir cá e lá;

 

Como conquistar a equidade?

A equidade nos dá a oportunidade de tratar as pessoas de maneiras diferentes, pois leva em consideração o que elas, de fato, necessitam. Um bom exemplo é oferecermos o mesmo suporte a todos dentro de uma sala de aula e, sabendo da limitação de cada pessoas, conseguirmos dar um atendimento diferenciado aos que mais necessitam, buscando um equilíbrio na balança da equidade.

 

Resumidamente, podemos diferenciar a igualdade da equidade justamente no fato de reconhecer essa multiplicidade e reconhecer os diferentes contextos para que todos alcancem os mesmos resultados.

 

A equidade se conquista diariamente, dentre as infinitas ações que fazemos. A começar pelos direitos e deveres de todos dentro de casa e do respeito mútuo que devemos ter com nossos entes, filhos, companheiros, familiares e amigos.

 

Essas ações partem do micro para o macro, ou seja, de dentro para fora. Por isso é tão importante a prática se sobrepor a teoria para que sejamos espelhos aos nossos filhos. 

 

Apesar de todos terem direitos iguais, nem sempre são destinados de forma justa a uns e outros, por isso a sua importância dentro de casa com os nossos pequenos, porque desde criança vamos percebendo essa conduta. 

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados