A Importância Das Festas Juninas Para As Crianças

31 Mai. 2021 / Diversão / Dicas

Fonte: Lolly

O Brasil é um país marcado por eventos que ocorrem todos os anos em épocas específicas e um dos mais tradicionais é a festa junina. As festas juninas são comemoradas durante todo o mês de junho em honra a três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. São iniciadas no dia 12 (véspera de Santo Antônio) e terminam no dia 29 (Dia de São Pedro). 

 

Origem

No Brasil, recebeu o nome de "junina" (chamada inicialmente de "joanina", de São João), porque é realizada no mês de junho.

A festa junina faz parte da cultura brasileira, mas este evento foi trazido para o país pelos portugueses na época do período colonial. Além disso, muitos aspectos são influências de outras culturas, como a dança, chamada de quadrilha, trazida pelos franceses, assim como a comida, que tem o milho como principal ingrediente, cuja origem é indígena. Outro exemplo são os fogos de artifício, trazidos para o Brasil pelos chineses.   

 

A participação das crianças  

Se a gente está com saudades de uma boa festa junina, imagine os pequenos. Mas mesmo com festas canceladas nas escolas para evitar aglomerações, essa pode ser uma excelente oportunidade de integração, de fazer este momento ser menos pesado para os pequenos.

É muito importante inserir as crianças no planejamento da festa junina, mesmo as mais novas. Defina um dia para comemorar em casa, envolva-as na escolha das canções, decoração, figurinos, maquiagem e comidas que farão parte do cardápio.

As atividades lúdicas, como brincadeiras de lançamento de argolas, dança da cadeira e corrida do saco, também são fundamentais para fomentar a sociabilidade das crianças e podem ocorrer em casa, envolvendo somente a família, que nesta condição exerce seu papel de participar da educação de forma alegre e divertida.

Na realização de uma festa junina, estimule o diálogo, rememore as histórias de sua época, mostre fotos antigas. Esse pode ser um momento de resgate, de reflexão sobre vivências e experiências, dando a oportunidade de as crianças aprenderem conceitos que serão para a vida toda, como conviver em harmonia, aprender novas culturas, respeitar o próximo e as diferenças.  

 

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados